sábado, 8 de maio de 2010

Estria: o que é, como evitar, tratamento.

O que são as estrias?

As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.

As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez) e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Como evitar?

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

O que é Peeling de cristal?

O moderno Peeling de cristal atua a partir da emissão de um jato a vácuo de cristais de óxido de alumínio que remove suavemente as células mortas e a camada mais externa da pele.
A microdermoabrasão das estrias estimula a formação de colágeno e elastina na pele, levando a formação de uma nova camada celular, tratando progressivamente as estrias.

Fonte: Clínica da Pele (www.clinicadepele.com.br)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Olheiras!

Profundas e de cor arroxeada, as marcas que se formam ao redor das pálpebras podem ser tratadas com ingredientes naturais, como a camomila, antiinflamatório local ou laser

Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida. Embora a falta de sono seja uma das principais causas do problema, por trás das pálpebras escurecidas há motivos variados que vão desde o cansaço, pálpebras muito transparentes, doenças sistêmicas e estresse até o período pré-menstrual. Problema que afeta igualmente homens e mulheres, as indesejadas marcas – tecnicamente chamadas de lago venoso, muitas vezes acompanhadas por hiperpigmentação da pele palpebral – surgem em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da congestão dos vários vasos sangüíneos da pele das pálpebras.

Célia Sampaio Costa Accursio, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), diz que quando as veias da pálpebra inferior encontram-se mais dilatadas, seja pelo cansaço, falta de sono ou esforço de chorar, levam a uma cor mais escura na região, além de inchaço decorrente da própria vasodilatação. Isso causa, automaticamente, uma cor arroxeada mais evidente. “Com o passar do tempo, a idade, o fotoenvelhecimento e a gravidade também favorecem o aumento das olheiras”, acrescenta Paulo Freire, dermatologista especializado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Embora fatores como a fadiga sejam os maiores responsáveis pelo aumento das olheiras, o problema tem importante origem hereditária. Segundo Paulo Freire, o componente genético é o mais comum, já que muitos descendentes de povos árabes e de latinos apresentam olheiras. “A incidência em homens e mulheres é igual, porém, o problema é mais acentuado em mulheres morenas, que apresentam mais pigmentação na pele, situação que pode ser agravada com a tensão pré-menstrual”, afirma. Excluindo as doenças sistêmicas, e como a maior parte das olheiras tem o fator genético como causa, o dermatologista diz não existir uma forma eficaz de prevenção. No entanto, há pequenas atitudes que podem ajudar a atenuar as olheiras e o inchaço, como uma boa noite de sono e compressas de água fria locais.

Se o problema já se instalou, a melhor forma de tratar as olheiras é utilizar substâncias que reduzam a luz dos vasos, especificamente das veias (venoconstritores) ou, ainda, o uso de antiinflamatórios e despigmentantes locais.

Célia Accursio lembra que a função dos medicamentos, neste caso, é diminuir o calibre dos vasos e enxugar o inchaço ao redor das veias, além de diminuir a formação de melanina. A médica recomenda o uso de antiinflamatórios naturais como a camomila (compressas geladas do chá melhoram o aspecto), cremes com arnica, venotrópicos (que melhoram a ação e as paredes das veias), castanha-da-índia e substâncias que diminuem a gordura, como o noderama, usado em cremes e géis.

Tecnologia – Com o surgimento de novas técnicas e produtos químicos há, ainda, tratamentos avançados que prometem resultados satisfatórios, o que pode ser conquistado com procedimentos de laser ou cirurgia. “O tratamento definitivo ocorre quando removemos os vasos cutâneos com a retirada do excesso de pele palpebral (caso exista) ou quando ocluímos a luz de vários desses vasinhos com a ação de um laser vascular”, explica a cirurgiã-plástica Célia Accursio. No caso do laser, a especialista orienta fazer várias sessões com intervalos de 15 a 20 dias, com resultado geralmente muito bom.

Para o médico Paulo Freire, um tratamento muito eficaz é a aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sangüíneos. Mas o dermatologista explica que, embora melhore muito o aspecto, com o tempo as olheiras tendem a voltar e, depois de um ano, é preciso refazer o procedimento. Além disso, não são todos os pacientes que podem utilizar o laser. Nesses casos, outros tratamentos eficazes e de baixo custo são os peelings químicos específicos para os olhos, que amenizam o aspecto escuro das olheiras, e cremes despigmentantes específicos para as pálpebras. “O peeling melhora em cerca de 60% as indesejáveis manchas escuras, além de atenuar o fotoenvelhecimento local”, garante. Apesar da grande oferta de produtos e tratamentos disponíveis, o especialista avisa que é preciso ficar atento ao uso de cosméticos que prometem tratar essa desordem, porque a maioria não é tão eficiente como os medicamentos e ainda pode causar alergias nas pálpebras. “A camuflagem com maquiagem ainda é uma boa opção para disfarçar olheiras”, orienta.

Biotecnologia no descanso da pele

Indivíduos com olheiras – especialmente as mulheres – costumam recorrer a tratamentos estéticos à base de máscaras relaxantes e massagens para deixar a pele mais descansada e, conseqüentemente, as manchas suavizadas. Mas, para isso, é preciso disponibilizar algumas horas do dia e, com as agendas cada vez mais apertadas, essa tarefa nem sempre é possível. Para oferecer mais praticidade ao cotidiano de homens e mulheres na recuperação do equilíbrio da saúde da pele, a Yakult Cosmetics disponibiliza a máscara de tratamento facial sem enxágüe Beauty-SkinEssence. Confeccionada em TNT descartável, a máscara recupera a vitalidade e o frescor da pele porque é formulada com ingredientes que refrescam, hidratam e suavizam.

Dermatologicamente testada, a máscara contém hidratantes aliados ao exclusivo Complexo S.E. ® – ativo lácteo de hidratação profunda, antioxidante e de controle do pH da pele – e ácido hialurônico obtido por biotecnologia pela fermentação de algumas espécies de lactobacilos, que oferece maior poder de hidratação. Esses ingredientes são combinados com o extrato de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra Linné), ativo muito conhecido pelas propriedades cicatrizantes e antialérgicas, entre outras, que contribui com as ações calmante e suavizante para devolver vitalidade e equilíbrio à pele.

Fonte: Yakult (www.yakult.com.br)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Encontrando o equilíbrio entre o trabalho e a família

Se você é uma mãe que trabalha, deve 
administrar seu tempo e não ficar se culpando. (Getty Images, DCI)A principal dor de cabeça de toda mãe que trabalha fora de casa é decidir quem vai cuidar das crianças. As opções são creches, jardins da infância, babás e empregadas domésticas. Reserve algum tempo para pesquisar cuidadosamente cada alternativa.

Ajuda mútua

Uma rede de ajuda mútua composta pelo seu companheiro, família e amigos é de importância vital. Quando você estiver menos sobrecarregada, ofereça ajuda aos outros, assim você não se sentirá culpada quando tiver que recorrer a eles. E sempre é bom poder bater papo com alguém quando você estiver se sentindo angustiada.

Flexibilidade e Força

O primeiro passo para chegar a um equilíbrio bem-sucedido é compatibilizar os horários de trabalho com as obrigações familiares. Os empregos de meio período, os trabalhos que podem ser feitos em casa e as licenças remuneradas são opções interessantes. Cuide para que você tenha horários de saída fixos no trabalho. Você nunca encontrará um equilíbrio se viver chegando atrasada para colocar as crianças na cama. E também não é positivo para a vida particular levar trabalho para casa. No entanto, mantenha em mente que o mundo não vai acabar se você atrasar cinco minutos quando for buscar o filhos na escola, nem se uma vez ou outra pedir um pouco mais de tempo para entregar um relatório no trabalho. Deixe a culpa de lado: a não ser que você se transforme na mulher maravilha, nunca será capaz de agradar cem por cento nem ao patrão, nem à família.

Tempo para você mesma

Reserve um tempo para si mesma. É comum nós, mulheres, nos sentirmos tão culpadas por não dedicar tempo suficiente aos filhos, que não reservamos nenhum momento para relaxar. Uma sessão de massagem de vez em quando ou freqüentar regularmente a academia podem ajudar a descarregar o estresse e dão uma folga tanto das pressões profissionais quanto das familiares. E é igualmente importante dedicar tempo ao seu parceiro!

Você e seu PC são muito parecidos

Se comparadas, sua mente é muito mais 
dinâmica do que um PC. (Getty Images, DCI)Quando nossa mente precisa acelerar para não ser superada pela informática , podemos começar a ter problemas.

Equipamento e programação

Nossa mente pode ser perfeitamente comparada a um computador. Temos um equipamento ou hardware: o sistema nervoso. Nele, o cérebro desempenha as funções fundamentais: memória e processamento. É o nosso disco rígido, capaz de armazenar todos os dados incorporados ao sistema ao longo da vida. E também é nosso processador, ainda pouco explorado em suas múltiplas possibilidades. Ao cérebro se integra nosso sistema sensorial, como se fossem as placas de som e de vídeo de um computador. Mas nosso equipamento conta com mais recursos: paladar, olfato, tato e sinestesia, ou seja, a combinação de todos os sentidos. Alguns sistemas modernos estão incorporando sensores para explorar esses territórios. Mas nós também temos um sistema operacional, um software, capaz de aproveitar esses recursos... ou de desperdiçar possibilidades. Depende da educação, do gosto pessoal, da motivação, etc.

Pensamento em evolução

O pensamento é esse software, e seu maior potencial é a capacidade de modificar a si mesmo, de evoluir, de aperfeiçoar-se... Ou de regredir e atrofiar quando se depara com o avanço dos recursos externos, como a informática. E é assim que, às vezes por necessidade, e às vezes por comodismo, deixamos nossos potenciais de lado.

"O trabalho chegou a se transformar em tortura". Conta Noelia, proprietária de uma pequena distribuidora de peças de reposição. "Três horas na frente do PC e minha energia se esgotava completamente! Meu médico me advertiu que eu sofria de estresse, e me recomendou uma atividade criativa e manual. Escolhi a cerâmica e pelo visto, funciona".

Questão de ritmo

O conflito mais claro entre os dois mundos, a mente a informática, é uma questão de ritmo. Nossa mente é bastante veloz, porém numa dinâmica inconstante. Acelera e desacelera, respondendo ativamente às necessidades conjuntas de nosso sistema, inclusive do corpo. O computador só tem um ritmo possível: a rapidez. Faz tudo na maior velocidade que o sistema permite e, no caso de tarefas simples, é realmente muito rápido!

Mas existe outra diferença, talvez muito mais drástica e definitiva. O micro funciona respondendo a duas perguntas simples: SIM e NÃO. Nós, ao contrário, através dos nossos pensamentos, e incorporando o campo das emoções, respondemos: "sim, mas...", "não, apesar que...", ou "talvez". Pense bem: quando se perde esta "flexibilidade" típica da mente humana é que começam os problemas.



Consequências do emagrecimento rápido-Efeito sanfona

Quando uma pessoa deseja emagrecer rapidamente, e faz uma dieta rápida e rigorosa, o que realmente é uma perda de água e proteína muscular em uma quantidade muito maior do que gordura. Como fator mais agravante, a não-modificação de hábitos alimentares leva a pessoa, após o término do regime, a engordar tudo de novo, caindo no efeito de engorda e emagrece, o famoso efeito sanfona.
Para atingir um peso saudável, deve-se estabelecer uma meta e seguí-la com determinação. E o mais importante, essa meta é alcançada com a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física.
A consulta de um profissional especializado, também pode ajudar bastante, pois ele vai lhe orientar sobre a escolha dos alimentos para o seu plano alimentar, de acordo com as suas condições físicas (de saúde).
Fazer dietas muito rigorosas é um atalho para a flacidez, sobretudo para quem pratica atividade física intensa. Nessas condições, o organismo começa a destruir a proteína para conseguir energia, e a proteína é um dos componentes mais importantes para a construção muscular. Logo, se você consome pouca carne, ovos, leite e derivados, corre o risco de eliminar a massa muscular no lugar da gordura.
Por isso, para perder peso de forma saudável, é fundamental suplementar a dieta com proteínas. A ingestão de proteínas também traz benefícios na eliminação da celulite, pois estas são capazes de atenuá-la pois auxiliam na microcirculação sanguínea, permitindo um ganho de massa muscular e mobilização de gorduras. As proteínas também possuem o efeito de trazer saciedade e reduzir as oscilações de glicose ou insulina. Sendo assim, o risco de exagerar em alguma refeição é muito menor.
O aparecimento da celulite é indicativo de que algo em seu corpo está errado. Esta tem causas muito diversas e não significa apenas excesso de gordura, mas o descontrole alimentar é um forte fator para o seu surgimento.
O mais importante, é que novos hábitos sejam incorporados sem mudanças bruscas. Perder peso aos poucos é bem melhor e mais saudável do que adotar regimes radicais. Bons hábitos alimentares e exercícios são a base para uma boa aparência corporal e sobretudo, uma boa saúde.


Fonte:Dieta Certa 

terça-feira, 4 de maio de 2010

Porque comer várias vezes ao dia?

Muitas pessoas acreditam que, ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e janta –, emagrecerão com maior facilidade.

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura.

Além disso, nosso organismo precisa de energia para manter os níveis de glicemia estáveis, provocando a sensação de fome. Se o período de jejum se prolongar, a fome acaba diminuindo devido à utilização de massa muscular como fonte de energia, o que não é desejável a nenhum indivíduo. A tendência, nessa situação, é comer três vezes a mais para recuperar a glicemia.

Estudos indicam que alimentar-se a cada 3 horas provoca uma redução da capacidade do estômago, diminuindo a ingestão calórica e, conseqüentemente, promovendo a perda de peso. Este hábito fará com que o organismo perceba que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias.

Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético.

Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.

Para as pequenos lanches nos intervalos entre as grandes refeições, opte sempre por alimentos naturais e pouco calóricos, como as frutas, barrinhas de cereal light, iogurte, bolachas de água e sal, entre outros.

Procure um nutricionista para adequar sua alimentação às suas necessidades, distribuindo os alimentos nas refeições ao longo do dia.


Fonte: Dieta Certa 

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sonho de consumo de muitos, realidade de poucos. Confira os extraordinários 10 carros mais caros do mundo.


1º – Bugatti Veyron Pur Sang – Valor: US$ 2 milhões
Modelo exclusivo com edição limitada de apenas 5 unidades. Totalmente feito de alumínio e fibra de carbono, o Bugatti não tem pintura. É considerado o carro mais rápido do mundo, atingindo velocidades superiores a 400 km/h.
Bugatti Veyron Pur Sang

2º – Landaulet – Valor: US$ 1,35 milhões
Mais um carro da Maybach, empresa alemã especializada em carros de luxo. O Landaulet acelera aos 100 km/h em 5,2 s, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h. Seria confundido com mais uma limusine se não fosse seu teto que abre e fecha facilmente.
Os 10 carros mais caros do mundo
3º – Ferrari Enzo – Valor: US$ 1 milhão
Batizado com o nome do criador da companhia, Enzo Anselmo Ferrari, a máquina é mais um superesportivo da Ferrari. Capaz de atingir velocidades superiores a 350 km/h, o Ferrari Enzo é um veículo projetado nos modelos de carros de corrida, não apenas pela velocidade e aparência, mas também pelo conforme e tecnologia utilizada.
Ferrari Enzo
4º – Pagani Zonda Roadster F C12S 7.3 Clubsport – Valor: US$ 667.320
Conversível italiano. Apesar de está na quarta colocação traz características arrasadoras, um potente motor V12 7.3 de 650 cavalos de potência, além de ser lindo.
Pagani Zonda Roadster F C12S 7.3 Clubsport
5º – SSC Ultimate Aero – Valor: US$ 654.500
Disputa junto contra o Bugatti Veyron Pur Sang o posto de carro mais rápido do mundo. Tem registro no Guinness Book, o livro dos recordes, como o carro mais rápido atingindo a velocidade de 413,83 km/h.
SSC Ultimate Aero
6º – Le Blanc Mirabeau – Valor: US$ 645.100
Produzido na Suíça, pela Leblanc, o Le Blanc Mirabeau é equipado com um propulsor central de 700 cv lembrando o Audi R8. Atinge uma velocidade máxima de 370 km/h.
Le Blanc Mirabeau
7º – Saleen S7 Twin Turbo – Valor: US$ 637.723
Apresentado oficialmente em 2002 o carro até então ocupava o posto do mais potente e rápido do mundo, atingindo a velocidade de atingia os 386km/h. Foi criado com o objeto de ultrapassar a velocidade do McLaren F1, mas perdeu o status de mais rápido anos depois com a produção do concorrente Veyron.
Saleen S7 Twin Turbo
8º – Koenigsegg CCR – Valor: US$ 545.568
Produzido pela construtora Koenigsegg pode atingir velocidades superiores a 395km/h. Existem informações que um milionário dos EUA adicionou óxido nitroso e um tipo de turbo para carros já turbinados, atingindo então a velocidade de 449km/h, mais rápido que um carro de fórmula 1.
Koenigsegg CCR
9º – Mercedes-Benz SLR McLaren – Valor: US$ 452.750
Equipado com motor V8 atinge à velocidade máxima de 334 km/h e tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 s. O seu chassis é construído manualmente, em fibra de carbono.
Mercedes-Benz SLR McLaren
10º – Maybach 62 – Valor: US$ 448.153
Externamente ninguém consegue pensar o porque deste carro valer quase 500 mil dólares, mas basta entrar no veículo para perceber o requinte de luxo, indispensáveis para os amantes de carros milionários.
Maybach 62


Fontes: Webmotors / Carsale / Wikipédia

TPM: conviva bem com este mal.

Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional). Todos esse sintomas estão associados a terrível TPM, inimiga de 80% da população feminina. Se você faz parte deste time, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no combate dos indesejáveis sintomas.
Há muito tempo se estuda a respeito da influência dos hormônios na absorção de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) e no metabolismo de água e eletrólitos no curso do ciclo menstrual.
Para se ter uma idéia, os hormônios influenciam o metabolismo de minerais importantes como o cálcio e o magnésio e de vitaminas, como é o caso da vitamina D. E é assim que se explicam as alterações deste período.
Então, já sabe: repor estes nutrientes é fundamental... e, claro, beber muito líquido. Para isto, recomenda-se aumentar o consumo de leite e derivados, vegetais verde-escuros, peixes, castanhas (do pará, caju) e cereais integrais.
Algumas mulheres apresentam também, no período da TPM, modificações do comportamento alimentar habitual, que se exemplifica num consumo exagerado de alimentos salgados, doces e, claro, chocolate. É, meninas, mas estes alimentos tem, normalmente, muitas calorias... prejudicando o sucesso da nossa dieta, não é mesmo?!

Tome nota então de algumas recomendações para este período:
VILÕES: alguns alimentos se tornam vilões na TPM. É melhor deixá-lo longe da dispensa e, principalmente, dos olhos. Quais são estes alimentos:
- Frituras e outros alimentos gordurosos: são extremamente calóricos, levando ao maior ganho de peso. Além disto, contém sal que leva ao inchaço, retenção de líquidos.
- Refrigerantes: além de altas quantidades de sódio, que piora a retenção de líquidos já comum nesta fase.
- Álcool: cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas pois quando não bem digeridas, podem propiciar a fomação de gases. Que, cá entre nós, não é nada confortável.
- Café e chá preto: assim como os refrigerantes de cola, contém cafeína que é um potente irritante. Por isso, atenção ao consumo destes alimentos.
HERÓIS: estes são alimentos poderosos no combate dos sintomas desagradáveis da TPM. Confira e transforme sua vida!
- Melância: esta fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.
- Nozes e castanhas: ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase. Só tome cuidado pois são calóricos!!!
- Leite e derivados: ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância impar na sua saúde. De preferência, utilize os leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. Estes são menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade!
Conciliar os vilões e os heróis é o segredo para garantir a sua tranqüilidade e manter a boa forma no detestável período da TPM!
Nutricionista do DietaCerta

Fonte: Dieta Certa

domingo, 2 de maio de 2010

Idas ao supermercado

Como você avalia suas idas ao supermercado? Muitas vezes compramos mais do que o necessário ou então, menos do que o necessário, apesar do nosso carrinho estar cheio. Se isso acontece com você, deve ser porque você não escolhe bem o que comprar.

É por isso que o DietaCerta escreve matérias que acompanham seu ritmo de vida. Surpreenda-se em saber que o supermercado pode se tornar um aliado na redução do seu peso.

Sempre faça uma lista de compras antes de sair de casa! Coloque tudo o que precisa nesta lista, separando por itens (limpeza, utensílios do lar, alimentação) e separe os alimentos que vai comprar por refeição (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Procure ir após as refeições para o supermercado! Ir ao supermercado com fome nunca é bom pois compramos mais e, normalmente, são alimentos calóricos e sem nenhum valor nutricional. Esta dica vale também para evitar grandes surpresas no seu bolso! Afinal, compramos mais e quem sente é o bolso.

Tenha cuidado com as promoções! Muitas vezes compramos no impulso do melhor preço mas não nos damos conta do que estamos comprando. Aproveite a promoção tendo visão crítica em que você pode comprar e evite alimentos calóricos.

Sempre lemos recomendações deste tipo mas, normalmente, não colocamos na prática sobre verificar a integridade das embalagens e a validade. Estamos sempre com pressa e podemos, em função disso, levar um produto fora do prazo da validade ou com a embalagem violada. Tenha cuidado e, se acontecer, peça para trocar!

Tenha atenção do rótulo! Verifique a quantidade de calorias de um produto para o outro. Depois dê uma olhada no teor de gordura, que deve ser o mais baixo possível! Compare os produtos não só pelo preço, mas pela quantidade do produto por embalagem. Vale mais a pena comprar um produto que tenha 500g com um preço um pouco maior do que um que tenha 400g.

Observe qual é o melhor dia para a comprar as verduras e legumes da sua saladinha! Se possível, procure saber os dias em que estes produtos chegam ao supermercado de sua preferência. Este sempre é o melhor dia para comprar estes alimentos por estarem frescos.

Deixe para comprar os perecíveis e congelados por último! Assim você evita que eles descongelem ou até mesmo se estraguem. Esta dica vale ainda mais para aqueles que moram mais distantes da onde costumam fazer compras.

E, claro, evite passar pelos corredores tido como verdadeiras tentações. Aquele setor de biscoitos, chocolates ou congelados pode ser deixado de lado na sua compra. Ao invés de perder tempo nestas seções, aconselho que você conheça a seção dos diet/light ou demore mais para comprar os ingredientes para aquela saladinha!

A partir de agora, tenho certeza, que você saberá escolher da melhor forma o que comprar e de que maneira proceder em determinadas situações.

Nutricionista do DietaCerta


Fonte: Dieta Certa