terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma proposta simples para acabar com o vício em computador

Uma proposta simples para acabar com o 
vício em computador (Getty Images, DCI)É possível transformar o computador em aliado no combate ao estresse? Dicas para o uso alternativo da informática.

Você e o seu micro

Apesar de o computador ter ajudado na solução de muitos problemas, também pode acabar criando outros. O ritmo frenético ao qual ele nos submete é um desses principais problemas. Aprisionar a nossa própria criatividade é outro. E tudo resulta em estresse. É possível instituir um boicote ao micro, para contrabalançar esses efeitos negativos? Tome coragem e você vai acabar se dando muito bem com a sua máquina. A primeira providência é não deixar o computador ligado 24 horas por dia. Caso contrário, você sempre terá um bom motivo para ficar hipnotizado na frente do monitor. Ligue o computador apenas quando precisar usá-lo para uma atividade específica: trabalhar, estudar ou se divertir. Se tiver um lap-top, não o leve sempre na bolsa. "Esqueça-o" de vez em quando, para tirar um dia de folga.

Abra brechas

Você passa o tempo inteiro conectado à Internet? Navegar na rede oferece um mundo atraente, cheio de experiências emocionantes... Faça o seguinte exercício: conecte-se à rede com um objetivo definido, como checar seus e-mails ou procurar alguma coisa específica. Quando tiver terminado, desconecte-se em vez de continuar "vagabundeando" pelo ciberespaço, como de costume. Mude drasticamente de atividade e saia para dar um passeio de bicicleta. Use os programas de desenho, e teste a sua habilidade em manejar o mouse. Se você não tiver talento com as formas, "pinte" sobre imagens já desenhadas, para aprimorar o seu senso estético. Ou então, tire fotos digitais de seu cômodo preferido e experimente mudar a decoração "recortando e colando" outras imagens, como se fosse uma colagem de papel.

Saia da rotina

Agora é a vez do som. Existem muitos recursos no computador que não são aproveitadose podem quebrar essa rotina cansativa. Use o microfone do PC para gravar contos para os seus filhos. Ou faça versões personalizadas de suas músicas preferidas. Divirta-se com as transformações no som, utilizando efeitos do programa para mudar o timbre da sua voz, a velocidade de gravação, etc. Acrescente mais pistas, improvisando instrumentos de percussão com objetos caseiros. E depois salve o resultado... para editar o seu primeiro CD solo! Com certeza, seguindo ou não essas sugestões, você acabará criando suas próprias idéias. Qualquer um pode se beneficiar dessas alternativas, para que o computador recupere sua magia e ajude a fortalecer nossa riqueza pessoal.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Empresa + Casal = uma família feliz

Parceiros no amor e nos negócios. 
(Getty Images, DCI)Filhos, casa, dinheiro, clientes, tudo se une quando um casal administra sua própria empresa. Saiba como alcançar o sucesso sem cair no meio do caminho.

Sinais de alerta

Estima-se que setenta por cento das pequenas empresas são familiares. Dentre elas, somente vinte e cinco por cento conseguem se desenvolver. Isso acontece porque o empreendimento que nasce de uma boa idéia começa a gerar lucros, cresce, e a estrutura se torna mais complexa e, portanto, exige novos desafios. Para um casal, é fundamental, na evolução da sua empresa, reconhecer os pontos positivos e negativos dos membros, determinar os papéis de cada um e aprender a respeitá-los. É muito importante detectar se os funcionários estão sobrecarregados de trabalho: este é um sinal de que eles precisam de ajuda. Cabe ao empresário realizar as tarefas que não pode delegar: prospectar clientes, abrir mercados, desenvolver produtosserviços, dependendo do caso.

O amor não pode tudo

?Em muitos casos, aconselho incorporar um funcionário que seja um colaborador, que seja a ponte entre o matrimônio e o pessoal, e que se reporte ao casal. Isso dá mais tempo para ambos pensarem em outras tarefas. Se eles têm muitos problemas, é porque falta na empresa alguém para delegar tarefas. O casal acaba lidando com os filhos através de um telefone celular?, exemplifica a profissional Estela Pereyra Baker, que tem vinte anos de experiência em assessoria deste tipo de empresa. Uma boa solução é contratar pessoal idôneo e, no caso de incorporar outros familiares como empregados, é fundamental estabelecer regras claras e seguir as normas previstas na lei.

Segredos para uma sociedade de sucesso

  • Separar a empresa da família. Resguardar o casal e os filhos, evitando levar as questões pessoais ao ambiente de trabalho e vice-versa.

  • Como empresários, focar no objetivo principal: trabalhar para criar um negócio de sucesso no mercado.

  • Realizar freqüentes capacitações profissionais.

  • Prestar muita atenção à falta de comunicação, de reconhecimento e de motivação das pessoas. Estes são três problemas relacionados e comuns em todas as empresas.

  • Não improvisar. Assumir e enfrentar os problemas é o primeiro passo para corrigir o direcionamento e tomar decisões corretas.

  • Pedir ajuda profissional. Buscar um assessor pode ser uma boa opção sempre, desde que não se pense que apenas pagar um consultor vai solucionar os problemas. Enfrentar a realidade e tomar decisões exige modificar critérios e condutas. 

  •  

    domingo, 9 de maio de 2010

    Começando com o pé direito

    No seu primeiro dia de trabalho, 
mostre-se firme e confiável. (Getty Images, DCI)Não desperdice o primeiro dia no trabalho novo. É a oportunidade ideal para garantir um futuro tranqüilo e uma excelente produtividade.

    O Dia D

    Você vai começar a trabalhar amanhã numa loja ou num escritório? Parabéns! É a oportunidade ideal para estabelecer, desde o princípio, muita clareza nas regras do jogo. O seu início vai determinar o futuro nesse emprego. Seus colegas precisam saber que você não é simplesmente "o novato ou a novata", e sim uma pessoa com personalidade e grandes qualidades.

    Em primeiro lugar, cuide da imagem pessoal. No primeiro dia, é melhor se vestir de maneira correta e discreta. Não use roupas, acessórios nem penteados muito chamativos. Demonstre simpatia, mas mantenha uma certa distância, para ninguém pensar que pode conseguir o que quiser de você. Coleguismo no trabalho não significa necessariamente amizade. A amizade é uma relação muito pessoal e profunda, que nem sempre acontece entre pessoas que dividem suas atividades diárias.

    Primeiro, conheça a todos

    Não se deixe levar pela primeira impressão. Procure conhecer a todos, antes de estabelecer preferências. Se houver problemas no grupo, é bem provável que alguém queira conquistar você para a própria "panelinha", em detrimento das outras. Não permita ser usado por uma pessoa que queira se beneficiar com isso. Embora os problemas de convívio profissional sejam comuns, tome cuidado para não ser você quem os provoca com mais freqüência. Deixe muito claro a todos que você não gosta de dificuldades, e que está sempre disposto a encontrar uma solução. Mas atenção, também não demonstre fraqueza, que é um péssimo sinal em ambientes competitivos. Quem gosta de brigas sempre procura personalidades mais fracas para desafiar e confrontar. O ideal é demonstrar que você tem firmeza nas convicções, mas que está permanentemente aberto ao diálogo construtivo.

    Dê o exemplo

    Se você é o chefe, não pense que sua situação é mais tranqüila. Claro que a posição de comando permite a você executar as mudanças que julgar necessárias para melhorar a convivência. Mas, para isso, não basta sentar-se na cadeira mais imponente e ter um título importante, é fundamental ter autoridade verdadeira para convencer os outros. Dê sempre bons exemplos. O ideal é o equilíbrio entre a firmeza pessoal e a boa-vontade de entrar em acordo com os seus subordinados. Todos estarão mais dispostos a respeitar as regras se eles mesmos ajudarem a construí-las. Lembre-se sempre, nada de agressividade nem de fraqueza: é assim que os melhores líderes garantem o bom andamento dos projetos em conjunto.