quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Você e seu PC são muito parecidos


Quando nossa mente precisa acelerar para não ficar ser passada para atrás pela informática, podemos começar a ter problemas.

Equipamento e programação

Nossa mente pode ser perfeitamente comparada a um computador. Temos um equipamento ou hardware: o sistema nervoso. Nele, o cérebro desempenha as funções fundamentais: memória e processamento. É o nosso disco rígido, capaz de armazenar todos os dados incorporados ao sistema ao longo da vida. E também é nosso processador, ainda pouco explorado em suas múltiplas possibilidades. Ao cérebro se integra nosso sistema sensorial, como se fossem as placas de som e de vídeo de um computador. Mas nosso equipamento conta com mais recursos: paladar, olfato, tato e sinestesia, ou seja, a combinação de todos os sentidos. Alguns sistemas modernos estão incorporando sensores para explorar esses territórios. Mas nós também temos um sistema operacional, um software, capaz de aproveitar esses recursos... ou de desperdiçar possibilidades. Depende da educação, do gosto pessoal, da motivação, etc.

Pensamento em evolução

O pensamento é esse software, e seu maior potencial é a capacidade de modificar a si mesmo, de evoluir, de aperfeiçoar-se... Ou de regredir e atrofiar quando se depara com o avanço dos recursos externos, como a informática. E é assim que, às vezes por necessidade, e às vezes por comodismo, deixamos nossos potenciais de lado.

"O trabalho chegou a se transformar em tortura". Conta Noelia, proprietária de uma pequena distribuidora de peças de reposição. "Três horas na frente do PC e minha energia se esgotava completamente! Meu médico me advertiu que eu sofria de estresse, e me recomendou uma atividade criativa e manual. Escolhi a cerâmica e pelo visto, funciona".

Questão de ritmo

O conflito mais claro entre os dois mundos, a mente a informática, é uma questão de ritmo. Nossa mente é bastante veloz, porém numa dinâmica inconstante. Acelera e desacelera, respondendo ativamente às necessidades conjuntas de nosso sistema, inclusive do corpo. O computador só tem um ritmo possível: a rapidez. Faz tudo na maior velocidade que o sistema permite e, no caso de tarefas simples, é realmente muito rápido!

Mas existe outra diferença, talvez muito mais drástica e definitiva. O micro funciona respondendo a duas perguntas simples: SIM e NÃO. Nós, ao contrário, através dos nossos pensamentos, e incorporando o campo das emoções, respondemos: "sim, mas...", "não, apesar que...", ou "talvez". Pense bem: quando se perde esta "flexibilidade" típica da mente humana é que começam os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário