segunda-feira, 10 de maio de 2010

Empresa + Casal = uma família feliz

Parceiros no amor e nos negócios. 
(Getty Images, DCI)Filhos, casa, dinheiro, clientes, tudo se une quando um casal administra sua própria empresa. Saiba como alcançar o sucesso sem cair no meio do caminho.

Sinais de alerta

Estima-se que setenta por cento das pequenas empresas são familiares. Dentre elas, somente vinte e cinco por cento conseguem se desenvolver. Isso acontece porque o empreendimento que nasce de uma boa idéia começa a gerar lucros, cresce, e a estrutura se torna mais complexa e, portanto, exige novos desafios. Para um casal, é fundamental, na evolução da sua empresa, reconhecer os pontos positivos e negativos dos membros, determinar os papéis de cada um e aprender a respeitá-los. É muito importante detectar se os funcionários estão sobrecarregados de trabalho: este é um sinal de que eles precisam de ajuda. Cabe ao empresário realizar as tarefas que não pode delegar: prospectar clientes, abrir mercados, desenvolver produtosserviços, dependendo do caso.

O amor não pode tudo

?Em muitos casos, aconselho incorporar um funcionário que seja um colaborador, que seja a ponte entre o matrimônio e o pessoal, e que se reporte ao casal. Isso dá mais tempo para ambos pensarem em outras tarefas. Se eles têm muitos problemas, é porque falta na empresa alguém para delegar tarefas. O casal acaba lidando com os filhos através de um telefone celular?, exemplifica a profissional Estela Pereyra Baker, que tem vinte anos de experiência em assessoria deste tipo de empresa. Uma boa solução é contratar pessoal idôneo e, no caso de incorporar outros familiares como empregados, é fundamental estabelecer regras claras e seguir as normas previstas na lei.

Segredos para uma sociedade de sucesso

  • Separar a empresa da família. Resguardar o casal e os filhos, evitando levar as questões pessoais ao ambiente de trabalho e vice-versa.

  • Como empresários, focar no objetivo principal: trabalhar para criar um negócio de sucesso no mercado.

  • Realizar freqüentes capacitações profissionais.

  • Prestar muita atenção à falta de comunicação, de reconhecimento e de motivação das pessoas. Estes são três problemas relacionados e comuns em todas as empresas.

  • Não improvisar. Assumir e enfrentar os problemas é o primeiro passo para corrigir o direcionamento e tomar decisões corretas.

  • Pedir ajuda profissional. Buscar um assessor pode ser uma boa opção sempre, desde que não se pense que apenas pagar um consultor vai solucionar os problemas. Enfrentar a realidade e tomar decisões exige modificar critérios e condutas. 

  •  

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário