quarta-feira, 28 de abril de 2010

Apartamentos pequenos sempre exigem ideias mais do que criativas, seja em marcenaria, seja em truques que ampliam o espaço, como gavetas embutidas, rack suspenso, espelhos e armários vazados. Veja o projeto que explorou de forma minuciosa a metragem de 63m².


Requinte masculino
É um apartamento de 63 m² para ser observado com atenção para que todas as intervenções da arquiteta Eliana Toledo mostrem que é possível inovar por meio da marcenaria e da decoração. Localizado no bairro de Moema, em São Paulo, ele foi projetado para um solteiro de 36 anos que queria uma decoração pontualmente masculina. Por isso, nas soluções, o imenso painel de MDF revestido de Nogal Terracota recobre a parede onde está localizada a TV e o rack, ressaltada pelas pastilhas de mármore localizada na faixa esquerda do piso ao teto.
Ao lado da porta de entrada, Eliana sugeriu um painel de espelhos que delimita e amplia o espaço do bar, sinalizando que a integração foi fundamental. Na cozinha, de frente para o bar, nichos e armários sob medida propõem espaços para utensílios. Já a mesa de jantar de vidro, cercada por cadeiras de acrílico, funciona como extensão do balcão de granito preto.






  
1. O rack é feito do mesmo tom e material do aparador do bar, deixando o ambiente mais leve. O móvel suspenso ajuda na acústica do home e auxilia na disposição das caixas de som, como o subwoofer (alto-falante que reproduz as frequências baixas) que precisa ter contato direto com o piso.
2. O painel de espelho delimita, amplia o espaço do bar e reflete a iluminação do living, tornando o ambiente mais claro.
3. Suspenso, o bar permite que o banco Cannes, de madeira Zebrano com 45 x 48 cm (altura x largura), não ocupe espaço na sala, ao mesmo tempo que cumpre sua função em dias de visitas.
4. A adega complementa o bar, armazenando as bebidas que precisam ficar refrigeradas, mantendo-as sempre próximas à sala.
5. A marcenaria bem planejada possibilitou nichos mais altos no armário superior com espaços para panelas e utensílios usados em momentos de recepção. O espaço conta ainda com armários sob a pia e a bancada, todos feitos de MDF revestido de Nogal Terracota.
6. A mesa de jantar de tampo de vidro, base em inox e pés de madeira possui 1,35 x 0,70 m e, junto ao balcão, integra a cozinha ao living sem que isso signifique perda de espaço na sala.
7. As cadeiras de acrílico do designer Philippe Starck dão leveza ao espaço, além de imprimir charme à decoração.

Um comentário:

  1. Joyce, deu óptimas dicas para decorar apartamentos pequenos.

    No meu blog http://www.decoracaointeriores.org também dou algumas dicas para decorar as várias divisões dos apartamentos.

    Gostaria que desse uma olhada! Se quiser até podemos trocar links.
    Bj e boa sorte para o blog! :)

    ResponderExcluir