sábado, 1 de maio de 2010

Como se alimentar de forma saudável fora de casa.

Atualmente, devido á grande correria a que nossas atividades diárias nos submetem, se torna difícil adotar uma alimentação saudável e equilibrada em nutrientes .Devido á falta de tempo para se alimentar durante o dia, muitas vezes se torna difícil a pausa para a refeição, além de faltarem opções de qualidade quando estamos fora de casa.
As pequenas refeições como café da manhã, lanche da tarde devem ser basicamente compostas de alimentos do grupo dos pães (pão francês, pão de fôrma, biscoitos, torradas, aveia, fibras e farelos em geral), dos laticínios (queijos brancos, iogurtes, leite), frutas. Nos lanches da colação (intervalo entre o almoço e jantar) e ceia(antes de dormir), a melhor opção são as frutas, ricas em sais minerais e vitaminas, fibras e frutose, um tipo de carboidrato .Nas grandes refeições como almoço e jantar, os grupos presentes são: cereais(arroz, batata, macarrão), leguminosas(feijão, soja, ervilha, lentinha, grão-de-bico), legumes coloridos ou do grupo B(beterraba, cenoura, chuchu, abóbora, vagem, quiabo), folhosos ou vegetais do grupo A(alface, acelga, rúcula, couve), carnes(carne de boi, aves, peixes, vísceras, ovos), frutas (em forma de suco ou in natura), gordura(porção de azeite para temperar a salada).
Como solução para uma vida corrida, podemos optar por levar da nossa casa alimentos mais saudáveis para consumirmos quando estamos fora de casa. Para os lanches, sanduíches magros, iogurtes e frutas são boas opções e em substituição ao jantar, uma boa opção seria um sanduíche mais enriquecido, composto por: 1 tipo de pão, uma proteína (carne, peixe, frango em filé ou desfiados, em forma de hambúrger), legumes (cenoura ralada, beterraba ralada, berinjela), folhosos (alface, tomate, rúcula, agrião) e pode também ser colocado um tipo de queijo (ricota, minas, cottage). Esse sanduíche pode ser preparado para levar de casa e ser consumido em uma grande refeição onde não haja tempo para uma pausa para comer um prato de comida.
Seguem então algumas opções de sanduíches para o almoço ou jantar:
Opção1: pão de fôrma integral(2 fatias), frango desfiado(4 colheres de sopa), cream cheese(1 colher de sopa), cenoura ralada, milho, alface e uma fruta de sobremesa.
Opção2: pão francês integral (1 unidade) com bife grelhado(1 filé médio), beterraba ralada, palmito, pepino, alface americana, queijo minas(1 fatia) e uma fruta de sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário