segunda-feira, 26 de abril de 2010

Doenças transmitidas pelos Animais de Estimação

Doenças transmitidas pelos Animais de EstimaçãoSe você adora o seu bichinho  não pode esquecer que apesar deste grande amor há muitas doenças que são transmitidas pelos  animais de estimação. Os animais domésticos são o xodó da maior parte da população. Não há quem resista a ter um gato, cachorro, passarinho ou até mesmo outro animal exótico em casa para cuidar, alimentar e dar carinho. Mas acontece que alguns desses animais podem provocar o efeito contrário ao bem-estar e a alegria; muitos deles são responsáveis por transmitir muitas doenças. Os maiores culpados pela transmissão das doenças dos animais para os seres humanos são: o pêlo, a saliva, as  fezes,  e a urina. Todos estes itens têm diversos microorganismos que causam doenças. Mas não é algo definitivo, as doenças podem ser evitadas e até mesmo tratadas, desde que o seu animal seja supervisionado periódicamente por um veterinário.
Mas o melhor remédio contra as doenças  é realmente saber reconhece-las e conhecer os cuidados e a higiene necessária que se precisa ter ao abrigar um animal de estimação em sua casa. Um dos cuidados que se deve ter com relação aos animais é nunca compartilhar alimentos ou a cama com eles. É muito comum cães e gatos dormirem com os donos ou as crianças. Isso é nocivo e pode não fazer bem; animal precisa ter o lugar dele, não pode ser tratado como ser – humano.
Outro fator importante é não beijar ou deixar que os animais cheguem muito perto do rosto. Nunca deixe as fezes ou a urina espalhadas já que o calor pode aumentar o contágio do humano com os microorganismos nocivos. Se por um acaso a pessoa for mordida ou arranhada, deve procurar um médico para tratar e fazer a limpeza adequada do local para evitar infecções.
Uma das doenças que o animal pode transmitir é a raiva ou hidrofobia; essa é uma doença letal em 100% dos casos. Um vírus potente o Rhabdovirus  ataca o cérebro e o nervo do humano e gera graves distúrbios que levam a pessoa à morte. Esse vírus é transmitido pelo cão, gato, morcegos, cavalos ou qualquer outro primata. E não é só a mordida que transmite a raiva; a saliva do animal com o vírus também é nociva e infecta o ser humano. É por isso mesmo que os donos de animais de estimação precisam sempre vacinar os animais para que não contraiam esse vírus. É um risco para a saúde ter um animal desses no lar.

Os pêlos dos animais de estimação podem agravar doenças como asma, bronquite, e rinite alérgica.
Problemas respiratórios são comuns nos donos de animais de estimação. É muito comum eles contraírem ou agravarem a asma, bronquite e a rinite, já que o animal solta muito pêlo diariamente e esse é um causador dessas doenças das vias aéreas.
Leptospirose também pode ser transmitida por animais domésticos e não somente pelo rato. Por isso é importante que as pessoas limpem a urina dos animais assim que eles urinam, para que o xixi não infecte as pessoas da casa.
Outra doença muito perigosa é transmitida pelos gatos é a toxoplasmose, um germe que habita o intestino dos felinos. O homem se contamina quando tem contato com as fezes do animal. O cuidado maior é com as mulheres grávidas, já que a toxoplasmose afeta o feto e pode causar sérios e irreparáveis danos.
Uma doença comum de praia é o bicho geográfico, mas ele não é adquirido apenas em locais litorâneos. O bicho geográfico é fruto das fezes dos cães na areia; eles contaminam o local e consequentemente todos que passam por ele. Por isso mesmo os cães e gatos tem que ter locais específicos para as necessidades, já que muitas das doenças são provenientes da urina ou das fezes.
Mas com os devidos cuidados, os donos de animais de estimação podem ficar tranqüilos. É só seguir as regras básicas de higiene e levar o animal sempre para vacinar e fazer exames de rotina para saber se não há o risco de contágio de nenhum problema ao ser humano. Lembre-se se você tem filhos pequenos em casa o cuidado deve ser redobrado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário