terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma proposta simples para acabar com o vício em computador

Uma proposta simples para acabar com o 
vício em computador (Getty Images, DCI)É possível transformar o computador em aliado no combate ao estresse? Dicas para o uso alternativo da informática.

Você e o seu micro

Apesar de o computador ter ajudado na solução de muitos problemas, também pode acabar criando outros. O ritmo frenético ao qual ele nos submete é um desses principais problemas. Aprisionar a nossa própria criatividade é outro. E tudo resulta em estresse. É possível instituir um boicote ao micro, para contrabalançar esses efeitos negativos? Tome coragem e você vai acabar se dando muito bem com a sua máquina. A primeira providência é não deixar o computador ligado 24 horas por dia. Caso contrário, você sempre terá um bom motivo para ficar hipnotizado na frente do monitor. Ligue o computador apenas quando precisar usá-lo para uma atividade específica: trabalhar, estudar ou se divertir. Se tiver um lap-top, não o leve sempre na bolsa. "Esqueça-o" de vez em quando, para tirar um dia de folga.

Abra brechas

Você passa o tempo inteiro conectado à Internet? Navegar na rede oferece um mundo atraente, cheio de experiências emocionantes... Faça o seguinte exercício: conecte-se à rede com um objetivo definido, como checar seus e-mails ou procurar alguma coisa específica. Quando tiver terminado, desconecte-se em vez de continuar "vagabundeando" pelo ciberespaço, como de costume. Mude drasticamente de atividade e saia para dar um passeio de bicicleta. Use os programas de desenho, e teste a sua habilidade em manejar o mouse. Se você não tiver talento com as formas, "pinte" sobre imagens já desenhadas, para aprimorar o seu senso estético. Ou então, tire fotos digitais de seu cômodo preferido e experimente mudar a decoração "recortando e colando" outras imagens, como se fosse uma colagem de papel.

Saia da rotina

Agora é a vez do som. Existem muitos recursos no computador que não são aproveitadose podem quebrar essa rotina cansativa. Use o microfone do PC para gravar contos para os seus filhos. Ou faça versões personalizadas de suas músicas preferidas. Divirta-se com as transformações no som, utilizando efeitos do programa para mudar o timbre da sua voz, a velocidade de gravação, etc. Acrescente mais pistas, improvisando instrumentos de percussão com objetos caseiros. E depois salve o resultado... para editar o seu primeiro CD solo! Com certeza, seguindo ou não essas sugestões, você acabará criando suas próprias idéias. Qualquer um pode se beneficiar dessas alternativas, para que o computador recupere sua magia e ajude a fortalecer nossa riqueza pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário