segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Regras de Etiqueta para Casamento

Vai se casar em breve? Há algumas regras de etiqueta que é importante conhecer. A etiqueta sempre é recomendada, independente do ambiente em que a pessoa se encontra. Mas, nos casamentos a regra de etiqueta é quase imprescindível, uma necessidade tanto para os  noivos quanto para os convidados. O casamento é uma festividade social com regras definidas, algo que sai do senso comum do dia a dia de uma pessoa ou dos noivos,  por isso é bom saber algumas delas para não cometer gafes.

Uma das regras de etiqueta do casamento é a disposição dos lados na hora da cerimônia. Lembre-se que o lado esquerdo é reservado para a noiva e para os padrinhos e madrinhas da mesma e o lado direito para o noivo e seus convidados. É de bom grado não errar essa regra; só será ignorada essa regra se o número de convidados de um dos noivos for  menor do que o outro.
A mesma regra dos lados vale para os casamentos cristãos e judeus, com a diferença é que há a inversão de lados no caso do casamento judeu; a noiva com o lado direito e o noivo com o lado esquerdo. A noiva geralmente entra com o pai, que a entrega no altar para o noivo que a toma com o braço direito.
A madrinha deve ajudar a noiva com o véu e o vestido. A noiva deve usar o anel de noivado na mão direita; só quando o noivo colocar a aliança de casamento é que a noiva pode retirar o anel de noivado.
Outra regra de etiqueta que muitas noivas falham é com relação as luvas. Não é proibido usá-las, desde que a noiva as retire quando chegar ao altar. Usar anéis por cima da luva nem pensar. Uma regra que pode muito bem ser quebrado é com relação a cor do vestido. Geralmente a etiqueta diz que noivas que já tenham filhos não usam branco, mas essa regra pode ser mudada e se a mulher com filhos quiser entrar de branco na igreja, não tem problema;  embora algumas pessoas ainda não concordem com isso!
A noiva sempre deve dar preferência ao pai em relação ao padrasto. Essa regra pode ser quebrada se a noiva exigir a presença dos dois. Não é comum, nem recomendado, mas a noiva pode entrar com o pai e o padrasto na igreja; um de cada lado a acompanhando ate o altar.

Os noivos podem fazer a lista de casamento para evitar ganhar presentes repetidos!

Os convidados também devem seguir algumas regras, que são em sua maioria regras de bom convívio social. Sempre deve-se apresentar o homem a mulher; só quando for um religioso que a mulher deve ser apresentada primeiro. Depois, apresenta-se a pessoa mais nova a mais idosa e a pessoa solteira sempre a pessoa casada. Geralmente um aperto de mão nesses casos é de bom grado; sem exageros como beijos e abraços. Só os anfitriões, nesse caso os noivos ou os pais dos noivos é que precisam apresentar os convidados entre si.
Os noivos devem enviar o convite de casamento, pelo menos 30 dias antes da cerimônia, assim os convidados não assumirão nenhum compromisso para a data. Nunca coloque no convite que os noivos receberão os cumprimentos ainda na igreja. Se não quiser convidar todos para a festa, faça convites separados com o local da confraternização e o inclua no convite normal do casamento.
Depois da cerimônia e da volta a viagem de núpcias, o casal deve enviar por escrito os agradecimentos a presença e aos presentes dos convidados. O agradecimento no dia da cerimônia não exclui essa regra.
Os convidados devem seguir as regras normais de etiqueta a mesa, como colocar o guardanapo no colo, usar os talheres na seqüência de fora para dentro; comer pausadamente e com moderação. A pessoa nunca é obrigada a comer tudo o que lhe servem e também não é necessário deixar nada sobrando no prato.
Há vários tipos de recepção como  francesa, à inglesa e à americana, e cada uma com suas regras de etiqueta específicas.
Colocar os cotovelos na mesa, nem pensar, mas não fique ereto e em posição de estátua o tempo todo. Se quiser, pode recusar o prato a ser servido; isso não o tornará deselegante. Os talheres a serem usados começam na ordem de dentro para fora.
Evite também na mesa abordar assuntos que poderão gerar polêmicas entre os convidados como política, religião, futebol, dinheiro, etc.
A vestimenta branca deve ser reservada para a noiva, os demais convidados podem optar por cores neutras. Mulheres não precisam necessariamente usar longo, desde que o vestido seja compatível com o horário da cerimônia. Se a noiva quiser as madrinhas com o mesmo vestido, é responsabilidade dela de comprar ou alugar os trajes.
Os noivos podem sim fazer a lista de casamento. Isso facilita para os convidados e para os noivos que não correm o risco de ganhar presentes repetidos. Mas atenção, nada de colocar o cartão da loja no convite; os convidados é que devem perguntar onde a lista se encontra.
Outro detalhe importante e que por vezes gera polêmica entre os noivos e respectivos familiares é: Quem paga o que?
Abaixo segue as regras mais comuns lembrando de que tudo pode ser pacificamente negociado entra as familias.

A familia do Noivo geralmente paga:
- Viagens de Lua de Mel para os noivos
- A roupa do noivo

A familia da Noiva geralmente paga:
- O vestido de noiva
- Convites de Casamento
- Fotografo
- Taxas da Cerimônia religiosa
- Festa de Casamento

A noiva geralmente paga:
- Custos com exames médicos e testes sanguíneos
- Despedida de Solteira ou Chá de Cozinha
- Cabeleireiro e Maquiagem

O noivo geralmente paga:
- Taxas da Cerimônia do Cartório Civil
- Alianças
- Custo com exames médicos e testes sanguíneos
- Jantar de Despedida de Solteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário