quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Agenda da Noiva

A Agenda da NoivaO dia do casamento é definitivamente a concretização de um sonho. Mas, para que esse sonho não se transforme em pesadelo e a noiva possa curtir tudo, é melhor se preparar antecipadamente para estar  com tudo bem organizado para o grande dia. Então, a sugestão é que toda noiva tenha a agenda da noiva, ou seja, tudo planejado e esquematizado para que o casamento seja algo prazeroso, e sem correria e stress.




Então, para a noiva e o casal que não tem a mínima ideia de como fazer essa planejamento, comece por realmente fazer uma agenda, ou seja, reserve um espaço somente para os preparativos do casamento. O ideal é que eles comecem um ano antes da data definida; mas é claro que há exceções, mas isso também significa que os noivos terão menos tempo para os preparativos.É importante programar-se antecipadamente para evitar contratempos!

De um ano, a 8 meses antes do casamento:

- Os noivos podem começar a organizar a lista dos convidados, para assim poder ter uma base de quantas pessoas pretendem convidar. Essa não precisa ser ainda a lista definitiva, mas é bom ter uma base para calcular outros gastos como o do Buffet e da impressão dos convites.
- Nessa mesma data o casal deve decidir onde será e como será a cerimônia, ou seja, deve decidir se será somente no civil (no cartório ou em outro local) ou no religioso com uma festa depois.
- Caso opte pelo casamento no religioso (igreja) é época de marcar a data, já que muitas igrejas há lista de espera de mais de um ano.
- Caso os noivos estejam com medo de errar, ou não dispuserem de tanto tempo, esta é a época ideal para contratar uma assessoria especializada em casamentos; eles terão toda a dor de cabeça por você.
- A noiva também já pode começar a planejar e comprar os itens do enxoval do casal para poder ter tempo de pesquisar os preços e não se esquecer de nenhum item. Os padrinhos também podem começar a ser convidados. Não pense que ainda está cedo, já que os meses que antecedem o casamento passam muito rápidos e os padrinhos e os noivos tem muitas providências a tomar.
- Podem também a começar pesquisar o Buffet e o cardápio do mesmo. Com a lista de convidados praticamente pronta, fica mais fácil encaixar o Buffet no orçamento e já praticamente saber o que é necessário na parte de comidas e bebidas. Junto com o Buffet, o casal não pode esquecer-se de já procurar um serviço de fotografia e filmagem; isso também requer tempo para que o casal decida pelo melhor serviço.

Cerca de 6 meses antes do casamento:

- O  ideal é começar a pesquisa das agencias e destinos para a viagem de lua de mel. Quanto antes o casal ver e planejar isso, mais barata a viagem poderá sair.
- A decoração da igreja e da recepção pode ser planejada nessa etapa também, assim como o modelo, cores e impressão dos convites – é bom já ter a lista de convidados praticamente fechada.
- A música da festa ou da recepção e da igreja já pode ser definida. Pensem em um repertorio que agrade a todos e marque o momento especial do casal. Geralmente os DJ ou bandas já tem um esquema de músicas prontas para essas ocasiões.
- A noiva também precisa fazer testes e pesquisar o salão de beleza ou a equipe que vai ajudar na maquiagem e com o vestido no dia do casamento. Há locais que disponibilizam tanto o dia da noiva, quanto o dia do noivo. Hora de começar a pensar nos móveis da casa. A equipe de filmagem e fotografia já pode ser contratada. Esses serviços geralmente são muito disputados, então não deixe para depois.

Nos 4 meses que antecedem o casamento:

- A noiva define o buquê e escolhe as flores para as damas de honra. Pode verificar ainda como anda a escolha dos vestidos das madrinhas e dar algum toque com relação ao modelo e a cor.
- Comece a escolher o vestido de noiva (esse item pode ser escolhido com mais meses de antecedência, mas depende da noiva). Defina a roupa da igreja, do casamento civil e da recepção. Se a noiva desejar, pode usar vestidos diferentes para cada ocasião. O noivo também pode ir a procura do fraque ou do smoking.
- Pode fechar a lista de convidados e mandar imprimir os convites. Os cartões de agradecimento pelos presentes também podem ser preparados. Os acessórios da noiva como brincos, luvas, sapatos e outros também já podem ser comprados.

Cerca de 3 meses antes do casamento:

- Essa é a hora também de procurar o cartório e dar entrada em toda a papelada para o casamento no civil. Os outros apetrechos como carro para a chegada na igreja ou manobristas para a festa também podem ser arranjados.

Cerca de 2 meses antes do casamento:

- Organize a lista de presentes e procure a loja que a irá fornecer. Escolha as lembrancinhas de casamento e distribua os convites. O casal também pode encomendar e decidir o modelo das alianças para o grande dia.

Cerca de 1 mês antes do casamento:

- O casal pode decidir quando será o chá bar ou o chá de cozinha e enviar os convites e realizar a confraternização. Defina o DJ ou a banda e os contrate. Faça testes de cabelo e maquiagem e reserve o hotel da noite de núpcias. Se o casal tiver disponibilidade, esse é o momento de se fazer um ensaio geral para o dia do casamento.

Uma semana antes do casamento:

- É bom checar o Buffet, decoração, a filmagem e a foto. Com dois dias faltando apenas, reserve um tempo para a noiva e trate da parte feminina como depilação, limpeza de pele e outros. Pode fazer a mala da lua de mel e deixar tudo pronto.


Fonte: Blog da Mlher

Nenhum comentário:

Postar um comentário