quinta-feira, 1 de julho de 2010

Como escolher o Buffet para o Casamento e o Estilo de Recepção?

Como escolher o Buffet para o Casamento e o Estilo de Recepção? Esta é a pergunta que todo casal se faz quando decide se casar. Todos nós sabemos que uma festa nunca é completa sem boa comida e boa bebida. E isso não é diferente nas festas de casamento ou recepções. O Buffet do casamento é um dos detalhes mais importantes que o casal deve decidir. Inclua na lista de prioridades, além do Buffet, o estilo da recepção, que inclui a decoração, música e o ambiente que vai acolher os seus convidados. Tudo precisa estar bem planejado e perfeito, para que esse grande dia seja inesquecível para todos.

Antes de sair a procura do Buffet, o casal deve primeiro decidir que tipo de festa pretende fazer. Dependendo da hora da cerimônia e do tipo da mesma (se é civil ou religiosa) pode-se oferecer desde um belo jantar, até um almoço, coquetel ou um brunch.
Depois o casal deve decidir quantos convidados irão participar da recepção. Os noivos não precisam obrigatoriamente convidar todos para a recepção, então pense em um número mínimo de pessoas para a confraternização. Assim fica mais fácil de o  Buffet montar o cardápio que atenda as necessidades especificas.
Lembrem-se que as datas mais concorridas de casamentos, são nos meses de maio, setembro e dezembro e precisam ser reservada com muitos  meses de antecedência. A maior parte dos casamentos acontece nessa época então os buffets custam mais caros e estão sempre lotados. Se possível, fuja dessas datas para economizar e ter um serviço mais especializado e requintado.
Alguns buffets têm cardápio pré-definido. Mas nada impede que o casal monte o cardápio de acordo com o gosto pessoal e o as finanças. Não é porque um Buffet passou um preço’ X’  de um pacote fechado que os noivos deverão aceitar. Muitas vezes o cardápio não agradará nem aos noivos nem aos convidados. O gosto dos noivos deve prevalecer sempre.
Se o Buffet não agrada aos noivos, procure outras opções. Sempre é bom pesquisar vários preços e locais já que há várias opções e estilos; certamente uma das opções vai agradar ao gosto e ao bolso dos noivos. Fazer uma bela recepção não é sinônimo de gastar muito. Por vezes gastando-se pouco se pode fazer algo belo, charmoso e requintado.
Sempre peça para degustar o cardápio antes de fechar qualquer pacote. Muitas vezes o Buffet é requintado, mas o gosto da comida não apetece ao casal. Lembre-se que é a “maior festa” da vida do casal, então tudo precisa estar perfeito. Não tenha vergonha de perguntar, pesquisar e solicitar  provar antecipadamente o que será servido em sua festa. Tudo isso faz parte do ritual da escolha do Buffet.
Saia em busca do local da recepção e do Buffet logo após a decisão da data do casamento. Fazendo tudo com antecedência sai mais barato, você pode até mesmo parcelar o valor da festa caso você não possa pagar de imediato, por isso é importante procurar com atecedência; além do que o casal tem mais tempo e mais calma para decidir tudo. E não se esqueça de avisar o Buffet algum caso de restrição alimentar dos noivos ou de algum convidado.
Sempre peça referências do Buffet a outras pessoas e casais. Nada melhor do quem já contratou o serviço para poder dar a opinião mais contundente sobre a comida, o serviço, decoração e etc. Não sinta vergonha em pedir o contado de quem já contratou o Buffet ou de ver as fotos das outras recepções. Não hesite em pedir para participar de alguma festa organizada pelo Buffet; não é vergonha, e sim a certeza de que está contratando um excelente serviço.
Se o casal não sabe o que pedir no cardápio, a dica é pedir uma entrada, carnes, massas, saladas e algum acompanhamento; mas isso tudo depende do horário da cerimônia. Para as sobremesas você pode escolher doces ou ficar somente com o bolo de casamento. Depende da vontade do casal.
Escolha também o tipo de serviço que será oferecido, ou seja, se as pessoas mesmas irão se servir ou os garçons passarão com os pratos nas mesas. Nesse último caso preste atenção a quantidade de funcionários do Buffet para ver se é suficiente. É totalmente indelicado deixar os convidados esperando pela comida.
Geralmente os buffets oferecem também o serviço de decoração. Mas ele é padronizado, então o ideal é que a noiva ou o casal coloquem um pouco do toque pessoal no salão que será realizada a recepção. Nada mais belo do que o casal se sentir confortável com a decoração do local.
Lembre-se de perguntar se o Buffet oferece o serviço de fotos e vídeo, ou se permite que seja escolhido pelo casal outro profissional que não seja credenciado pelo Buffet. Geralmente fotógrafos, e floriculturas tem contrato de exclusividade com certos buffets, por isso pergunte tudo antes. ;) 

Há três tipos de recepção que são as favoritas dos noivos:

1- Jantar formal, com diversas mesas decoradas em estilo clássico, onde cada convidado terá o seu lugar garantido para sentar-se e jantar confortavelmente. Geralmente há a entrada, o prato principal, sobremesa, e as bebidas (refrigerantes, água, vinho, etc). Ao final o bolo dos noivos é cortado e servido aos convidados. É necessário uma equipe de garçons para servir.

2- O famoso Self Service, onde os convidados circulam pelo salão livremente e podem se servir a vontade. Salgadinhos, lanchinhos, docinhos e refrigerantes encontram-se sobre várias mesas permitindo a integração entra os convidados e liberdade maior de movimentos. Ao final o bolo dos noivos é cortado e servido à todos. É necessário algumas pessoas para abastecer as mesas.

3- O coquetel breve e simples, onde os convidados ficam em pé e circulam livremente pelo salão. Geralmente são servidos canapés, salgadinhos, docinhos, bebidas alcoolicas e refrigerantes. Também é imprescindivel uma equipe de garçons para serviar.
Agora a escolha é sua, você prefere uma recepção longa e cansativa, ou um breve coquetel apenas para o dia do casamento não passar em branco?

Partilhe conosco a sua opinião.


Fonte: Blog da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário